Você está visualizando atualmente “Colocarei o mandato totalmente à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras; trabalharemos para que nenhum direito seja retirado”

“Colocarei o mandato totalmente à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras; trabalharemos para que nenhum direito seja retirado”

Betão, deputado do Partido dos Trabalhadores tomou posse na tarde desta sexta-feira (01/02), reforçando a necessidade de se lutar para que os trabalhadores mineiros não percam seus diretos

O deputado estadual Betão (PT), tomou posse em cerimônia solene realizada em Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reafirmando seu compromisso com a garantia dos direitos dos trabalhadores mineiros.  “Vamos colocar o mandato totalmente à disposição da população, dos trabalhadores, trabalhadoras. Nosso objetivo é servir de ponto de apoio também dos movimentos sociais. A população pode esperar que eu seja um deputado que vai trabalhar para que nenhum direito seja retirado, principalmente dos servidores públicos estaduais”, afirmou.

A solenidade, que empossou outros 76 deputados, teve a sessão aberta pelo parlamentar mais antigo da Casa, Hely Tarquinio (78), que em discurso, reforçou o compromisso da Assembleia de dialogar a servir à população. Também no ato, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às famílias e vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Fundão, em Brumadinho. Logo em seguida, foi eleito o novo presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV).

Com três mandatos como vereador em Juiz de Fora, Betão é conhecido pela defesa dos direitos dos trabalhadores, dos professores e ações com grande repercussão para a população de Minas Gerais (Acesse aqui os principais projetos do parlamentar). Agora, ele pretende trazer a experiência de Juiz de Fora para tratar diretamente com as demandas dos mineiros.   “Traremos para a Assembleia a experiência que vivemos na Câmara Municipal de Juiz de Fora, de um mandato que sempre procurou ajudar e organizar a classe trabalhadora, os movimentos sociais, e que serviu de ponto de apoio para os sindicatos e para todos os movimentos relacionados aos trabalhadores. Nossa tarefa, aqui neste momento, é continuar a cumprir esse papel e ajudar os movimentos sociais a enfrentarem os problemas que nós teremos pela frente”, reforçou.

Mobilização e Unidade

A vinda de Betão para o Legislativo já causa ânimo em alguns setores. Membro da diretoria-estadual do Sindicato Único dos trabalhadores da Educação em Minas Gerais (Sind-UTE), Rafael Toledo, acredita que o parlamentar vem com uma grande experiência em relação ao diálogo com diferentes setores em prol das informações. “É uma alegria muito grande ter Betão como deputado estadual. A gente espera que ele, agora, haja ainda mais em defesa da educação pública de qualidade, gratuita e estatal, bandeira dos sindicatos. A gente precisa de fazer contraponto à várias ideologias como a tentativa de privatização das escolas, de militarização e também para não permitir que a democracia impere em nosso país. Nós desejamos democracia, muita paz e luta social e a gente sabe que o Betão irá trabalhar em prol disso”, acredita o representante que já espera que nos próximos dias temas como a CPI da Mineração e o pagamento do 13° salário sejam levantados.

Para Abidon Guimarães, da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, agora também é hora de buscar a união e a conciliação em prol de temas que sejam relevantes aos trabalhadores em Minas Gerais. “Nós temos que ter o povo mais fortalecido, porque muitas discussões que serão levadas à essa Casa e a gente precisa estar muito unidos, principalmente no que diz respeito ao trabalhador e ao servidor público de Minas Gerais. Hoje, nos manifestamos contra o parcelamento do 13° e contra o crime da Vale e precisamos de gente como o Betão, que possa alavancar essa luta. Lutas como a de Brumadinho onde vários, centenas de trabalhadores que morreram”, finalizou.

Biografia

Natural de Juiz de Fora, Roberto Cupolillo, mais conhecido como Betão, é formado em Geografia. Licenciou-se da sala de aula para exercer plenamente a função de representante da classe trabalhadora, da juventude e dos movimentos sociais.

Sua vida política começou no movimento estudantil seguindo para o movimento sindical, estabelecendo uma trajetória de lutas.  Betão foi vereador por três mandatos em Juiz de Fora e é deputado estadual eleito em Minas Gerais pelo Partido dos Trabalhadores (PT).  Em 2016 foi o segundo vereador do PT mais votado em Minas Gerais.

Com um mandato coletivo, participativo e popular, nossa campanha foi financiada pelas trabalhadoras e trabalhadores através de doações voluntárias. “Lutamos contra o golpe, que retirou uma presidenta legitimamente eleita por 54 milhões de votos sem crime de responsabilidade, para impor um conjunto de medidas que congelou por vinte anos os gastos sociais (com saúde e educação), destruiu direitos históricos da classe”, reforça suas bandeiras.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.