Você está visualizando atualmente Deputado Betão (PT) apresenta projeto de adaptação de banheiros para ostomizados em Minas Gerais

Deputado Betão (PT) apresenta projeto de adaptação de banheiros para ostomizados em Minas Gerais

Primeira matéria do parlamentar apresentada à Assembleia é baseada em Lei implementada no município de Juiz de Fora; medida prevê customização de banheiros em ambientes públicos 

O deputado estadual, Betão (PT), apresentou na tarde dessa segunda-feira (04/02), Projeto de Lei que prevê a adaptação de banheiros de shoppings centers, centros comerciais, supermercados, dentre outros ambientes públicos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos milhares de ostomizados em Minas Gerais.  A ostomia é um procedimento cirúrgico realizado no abdômen, onde é exteriorizada e fixada uma parte do intestino para possibilitar a saída das fezes ou urina. 
          Na prática, a iniciativa baseada na Lei de autoria do parlamentar, já vigente em Juiz de Fora, vai dar suporte à pessoas que hoje usam bolsas coletoras, para que elas tenham acesso a um banheiro adaptado de forma mais confortável e correta. “A criação desses banheiros adaptados não exige nenhuma tecnologia de ponta e a instalação é de baixíssimo custo. As melhorias são muitas, ainda mais quando comparados aos benefícios que serão oferecidos à esse setor da sociedade”, informa.

            O projeto apresentado ao Legislativo sugere que os banheiros deverão contar com toaletes em proporções específicas, (vaso sanitário normal ou infantil), com anteparo seco e instalado na altura média do abdômen da pessoa ostomizada, – aproximadamente 80cm do chão e fechado por uma bancada. Também está previsto que o local conte com uma ducha higiênica, instalada a 110cm do chão do lado direito e próximo ao toalete, além de uma pia específica. A determinação é que haja ainda um aviso de acesso preferencial aos portadores de necessidades especiais, incluindo o símbolo universal do ostomizado.

            Betão conta que Juiz de Fora é considerada referência no atendimento porque desde 1988, conta com o Centro de Atenção à Pessoa Ostomizada, vinculado ao Sistema Único de Saúde. No local são distribuídas bolsas coletoras oferecidas pelo Poder Público, disponibilizada por profissionais especializados, dentre enfermeiros, assistentes social e psicólogos. Ainda de acordo com o parlamentar, mais que uma exigência, o Projeto de Lei proposto reforça a legislação referente aos portadoras de deficiência, (conforme artigo 5°, §1°, ‘a’ do Decreto 5296), dando aos ostomizados “maior autonomia para participar plenamente de todos os aspectos da vida, eliminando os obstáculos e as barreiras à acessibilidade”, reforçou. 

 

         No texto, Betão lembra “que o Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como do seu Protocolo Facultativo à Convenção, os quais estabelecem o dever de os Estados tomarem as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com Deficiência ‘o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ou propiciados ao público, tanto na zona urbana como na rural’, destaca.  A proposição apresentada nesta segunda cita ainda que “segundo a Constituição Federal, no artigo 23, a competência comum dos entes federativos para “cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência”, conclui.

REALIDADE

          Há 10 anos o professor aposentado, Vagner Silveira (62), descobriu um câncer no reto e após uma cirurgia passou a vivenciar a realidade de uma pessoa ostomizada. Ele conta que muitos são os desafios, mas que iniciativas como esse projeto voltado ao Estado jogam “luz à temas fundamentais como a assistência aos ostomizados no dia a dia. “Existe uma luta nacional que é voltada para a inclusão do ostomizado. Desde 2004, graças a uma Lei aprovada pelo ex-presidente Lula, o ostomizado foi incluído como deficiente físico. O projeto que agora é lei em Juiz de Fora abre um debate sobre um tema que deve sim ser tratado em todo Estado”, cita o professor.

               A enfermeira e presidente da Associação Mineira de Ostomizados (AMOZ), Alessandra Vitoriano de Castro, vê com bons olhos o projeto de adaptação dos banheiros em todo o Estado. Ela afirma ainda, que além da criação de mais políticas públicas também é necessário fazer valer a lei que inclui os ostomizados como deficientes físicos.Recém chegada à presidência da AMOZ, ela relata que a caminhada como ostomizada foi extensa ao longo desses 13 anos. “Na lei a gente as vezes tem a garantia, mas na prática temos que cada vez mais lutar para que os nossos diretos sejam visíveis e garantidos”, relata a representante da associação que conta com cerca de 3 mil cadastrados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.