Você está visualizando atualmente Betão participa de discussão sobre crime em Brumadinho no Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais

Betão participa de discussão sobre crime em Brumadinho no Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais

O deputado estadual Betão (PT) participou, nesta quarta-feira (13/02), da 58 reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Nesta edição, o tema central foi a preocupação de que a Bacia do Rio São Francisco seja contaminada pelos rejeitos da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Durante a abertura do encontro, Betão relembrou que o crime cometido contra a Vale é o maior acidente de trabalho da história do país. O deputado estadual acredita que neste momento, a preocupação maior são as vítimas, mas que a questão ambiental também deve tomar protagonismo. “Uma das comissões que nós (PT) vamos tentar atuar, sistematicamente, é a de Meio Ambiente, porque nos interessa essas discussões, como essas aqui realizadas pelo Comitê que lidam com a preservação de vidas e do meio ambiente”, acredita.

Betão reforçou ainda a necessidade de se discutir em todas as esferas, a reestatização da Vale, empresa privatizada pelo governo FHC na década de 90. “Essa discussão já está sendo lançada no Congresso Nacional. O deputado federal Rogério Correia (PT) já provocou esse tema na Câmara e nós vamos também trabalhar com essas ideias na Assembleia Legislativa de Minas. Nosso foco é trabalhar com todos os lados, por isso também fizemos contato com os sindicatos dos trabalhadores da região de Brumadinho, para que eles atuem conjuntamente”, acredita.

Para a ambientalista Teca Corujo, que há décadas acompanha o setor de mineração “esse momento é muito difícil, principalmente pela minha trajetória de ambientalista, de lutas constantes contra as mineradoras”, incia. Ela relata ainda que há anos se discute as condições do setor e a real importância econômica da mineração frente aos reais problemas ambientais e sociais que ela vem causando. “Conhecemos a verdadeira face da mineração, e apesar de ser algo que no nosso Estado é considerado uma atividade econômica importante, para quem conhece a fundo essa questão da mineração, sabe que não é verdade. Ela traz mais prejuízos que benefícios”, reforça lembrando do ocorrido em Mariana, “depois do rompimento da barragem da Samarco, eu e muitos tivemos a esperança de que ali tinha se criado uma linha divisória no sentido de mudar radicalmente a forma de tratar essa atividade econômica, mas vimos que não” finalizou.

Integração

O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais é composto por 36 comitês de bacias hidrográficas do Estado. Hoje, ele conta com cerca de 2000 representantes da sociedade, que discutem e propõe ações pela revitalização dos rios de Minas Gerais.

Os comitês de bacia hidrográfica são entidades de Estado, integrantes dos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, órgãos deliberativos e normativos na sua área territorial de atuação, com competência para realizar atividades relacionadas aos recursos hídricos e articular a atuação com outros órgãos de estado relacionados à questão ambiental.

Um dos temas que também será trabalhado pelo comitê durante o encontro é a crise hídrica que tem castigado praticamente todas as regiões do Estado, trazendo graves consequências para a economia e o meio ambientes. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.