Deputado esteve na sede da Companhia junto a vereadores da cidade para pedir melhorias no atendimento; oscilação e queda de energia eram as principais demandas
Menos de dois meses após a visita de Betão à Cemig para pedir informações sobre as constantes quedas de energia e sobre a qualidade da prestação de serviços aos moradores de Matias Barbosa, as primeiras intervenções na cidade já começaram. Em comunicado oficial, a Companhia informou que serão realizadas obras ao longo deste ano, totalizando R$ 102.800,00. A empresa informou também que “a Gerência de Análise, Controle e Gestão da Operação da Distribuição já iniciou os estudos acerca do desempenho do sistema de distribuição de energia elétrica que atende a cidade”
Segundo Betão esse é um passo fundamental para melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade. “Os relatos que nós recebemos na época eram de constantes quedas e oscilações no fornecimento de energia. Os problemas prejudicavam o atendimento nos postos de saúde e aos consumidores em geral, com casos de perdas de vacinas e outros produtos perecíveis. Por isso foi importante a gente ir pessoalmente à Cemig falar sobre isso e tentar resolver o problema. Espero que agora a população de Matias Barbosa possa ficar tranquila”, afirma.
Quem também comemorou a notícia foi o vereador da cidade, Marcos Martins, que em março deste ano esteve presente junto a outros vereadores da cidade na sede da Cemig junto a Betão para buscar informações sobre o problema. A comitiva de Matias Barbosa era composta pelo vereador João Cipriani, presidente da Câmara Municipal da cidade e pelos vereadores Carlos Alberto de Almeida e Joaquim de Almeida.
Para Marcos, o início das intervenções da Cemig na cidade poderá marcar o fim de uma era de problemas. “Na maioria das vezes a queda de energia estava ligada ao período de chuvas. Era chover que a gente ficava sem energia. Por isso foi importante a gente ter esse retorno da Companhia, já com o começo das intervenções”, disse agradecendo o empenho de Betão.
Dois ventiladores, uma bomba de posto, telefone sem fio, máquina de lavar, além de carnes e diversos alimentos. Esses foram alguns dos itens listados por Marco Aurélio de Lima, dono de uma Granja no bairro Pitangueiras, em Matias Barbosa. Ele conta que o problema é constante e que mesmo em períodos sem chuvas as quedas e picos de energia vêm prejudicando a todos. Ele relata que já protocolou diversas reclamações junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Por último ele conta que além dos eventuais transtornos com o fornecimento de energia, também solicitou a poda das árvores e o reposicionamento de dois postes. “Já pedi diversas vezes a poda das árvores e tem dois postes aqui na rua que estão com o padrão a menos de três metros. É muito perigoso porque está abaixo do limite. Espero que com a ajuda do deputado Betão e dos vereadores da cidade a gente possa resolver esse problema”, conta.
Ações da Cemig na cidade
Até o momento, já foram feitas ações como a substituição de 20 cruzetas, quatro postes, além da poda de 754 árvores. A Companhia prometeu ainda uma limpeza de faixa em 6,7 km, além da conversão de 0,60 km de rede de baixa tensão convencional para rede isolada. Também está prevista a substituição de cinco chaves fusíveis. Ao longo do ano, também serão feitas melhorias na Usina Hidrelétrica Paciência, localizada na cidade. No local será feita a transferência via telecontrole das cargas de um alimentador para outro, além da substituição de dois religadores hidráulicos por religadores de última geração.