Você está visualizando atualmente Deputado Betão e vereador Militão conseguem a retomada de dois cursos técnicos da escola Polivalente, em Juiz de Fora

Deputado Betão e vereador Militão conseguem a retomada de dois cursos técnicos da escola Polivalente, em Juiz de Fora

Alunos e professores da escola Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Polivalente, tem muito o que comemorar. Graças a mobilização do deputado Betão e do vereador Militão, dois dos cinco cursos técnicos que estavam suspensos desde janeiro deste ano serão retomados. A partir de agosto a escola volta a oferecer os cursos profissionalizantes nas áreas de Logística e de Agente de Saúde.

A conquista é resultado do pedido de Betão e do vereador Militão junto à Secretaria de Estado de Educação. “A educação profissionalizante é um diferencial para que jovens tenham melhores condições de se inserir no mercado de trabalho. Vamos continuar lutando para que os outros três cursos sejam retomados”, disse Betão.

Diretora da Polivalente há quase 4 anos, Elizete Carmen de Faria, conta que desde que a escola começou a oferecer o curso profissionalizante, muitas realidades foram mudadas. “Os cursos atendem a estudantes de bairros com alto índice de violência. A capacitação para eles é uma alternativa e oportunidade de inserção no mercado de trabalho, por isso ficamos muito agradecidos ao Betão e ao Militão por terem lutado por essa causa”, afirma.

Realidades mudadas como a de Gladson  Silva Araujo, de 26 anos. Ele se orgulha em dizer que foi o primeiro estagiário do curso técnico e hoje, anos após a sua formatura, ele ocupa um cargo de gerência em uma empresa do setor de imóveis. O sucesso não é de hoje, apesar de ter ingressado no curso de administração desempregado, três meses depois ele conseguiu uma oportunidade. Daí  em diante, nunca mais ficou fora do mercado de trabalho. “O curso foi fundamental para eu me capacitar. E eu não parei, ainda neste ano vou me formar em outro curso na Polivalente, agora como Gestão de Recursos Humanos”, conta feliz.

“Estamos muitos felizes com essa conquista, resultado dos esforços meu e do deputado Betão que em março deste ano nos reunimos com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna e falamos da importância dos cursos para a região. Os dois cursos (Logística e Técnico de Saúde) vêm trazer uma profissionalização de qualidade, disse o vereador Militão. Ainda de acordo com o vereador, Juiz de Fora e região serão beneficiados com o retorno dos cursos. “Todos saem ganhando com essa iniciativa, porque o jovem passará a ter uma qualificação profissional e estará pronto para ser inserido no mercado de trabalho. Já a cidade ganhará profissionais qualificados para a nossa região”, finaliza.

Importância da educação diferenciada

A escola, que em 2016 chegou a ter 9 turmas, voltará a ter duas turmas por curso, com cerca de 55 alunos cada. A diretora da escola conta que existe ainda uma lista de espera de mais de 400 alunos. Além dos cursos de Logística e Agente Comunitário em Saúde, a escola também oferecia capacitação em Administração, Recursos Humanos e Magistério.

A Superintendente Regional de Educação de Juiz de Fora, Fernanda Moura, reforçou a importância social da retomada dos cursos e espera que em breve, os outros três sejam retomados. “Existe uma grande demanda da comunidade por uma educação profissional e os cursos da Polivalente se destacam pela qualidade e desempenho dos alunos e professores. Ter um ensino como esse é um diferencial para a comunidade”, finaliza.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.