Você está visualizando atualmente #VotaFundeb

#VotaFundeb

Daqui a menos de seis meses, o Brasil poderá ficar sem o principal fundo de financiamento da educação pública, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O prazo máximo para a votação na Câmara do Deputado da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/15, que prevê a conversão do fundo em uma política pública permanente e com a ampliação dos recursos progressivamente é até o dia 31 de dezembro. 

Mas e se o texto não for votado a tempo, o que acontece? Como vice-presidente da Comissão de Educação e também professor o fui, neste ano à Brasília solicitar a aprovação URGENTE dessa matéria por que ela é importante por vários motivos:

  • Criado em 2007, o Fundo canalizou um montante de cerca de R$ 165 bilhões para estados e municípios. 

  • Sem o Fundeb, 3.701 dos 5570 municípios mineiros perderão diretamente os investimentos em educação pública.

  • Formado por um conjunto de outros 27 fundos, ele engloba os 26 estados e o Distrito Federal, financiando 40% da educação básica da rede pública no país.

  • De acordo com dados do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) , divulgados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-Ute), até o dia (5/6/2020), havia na conta do Fundeb mais de R$ 430 milhões.

  • 60% dos recursos totais do Fundeb devem ser destinados anualmente à remuneração do magistério, o que inclui os professores que estão em sala de aula e os profissionais que exercem funções de suporte, como diretores, coordenadores, supervisores pedagogos, etc.

  • Os outros 40% devem ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento da educação. 

  • O  é fundo exclusivamente de fomento à educação que permite que seja feito o uso do recursos com despesas com equipamentos e instalações até o aperfeiçoamento dos profissionais, passando ainda pela compra de material didático. 

É necessário lutar pela manutenção e ampliação do Fundeb ainda mais agora, que a pandemia, expôs ainda mais as dificuldades de acesso à educação pública de qualidade é mais do que necessário. Essa é uma luta urgente e de todos. 

Acompanhe a tramitação na Câmara e dê a sua opinião nas redes sociais reforçando a #VotaFundeb.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.