Você está visualizando atualmente Emenda do deputado Betão vai melhorar infraestrutura da UEMG em Barbacena,  fomentando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão

Emenda do deputado Betão vai melhorar infraestrutura da UEMG em Barbacena, fomentando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão

Com a emenda parlamentar no valor de R$ 137 mil destinada pelo nosso mandato, a diretora da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Barbacena, mudou a realidade e melhorou a infraestrutura dos cerca de 400 alunos, além de professores e de toda a comunidade local. Com o recurso, foram comprados três containers, rede wi-fi e mobiliário. A partir de agora, estes novos espaços ajudarão a resolver um problema crônico desta Unidade da UEMG que é a necessidade de expansão do espaço físico para melhorar a integração das atividades realizadas pelos cerca de 30 professores do campus.

Em um dos containers foi criado um Centro de Pesquisa, local criado para fomentar a realização da pesquisa aplicada e dos projetos de extensão. Tudo com a devida estrutura, com ar condicionado, equipamentos de informática, janelas, mesas, e todo o mobiliário.

Outros dois containers serão usados como sala de estudos e reuniões, onde alunos, professores e comunidade local terão acesso à um espaço com wifi e também com acessibilidade, para estudo e desenvolvimento das atividades.

A diretora da UEMG Barbacena, Rita de Cássia Oliveira, conta que o recurso veio em boa hora e vai dar mais qualidade de atuação para todos, já que hoje as atividades são em um espaço de coabitação e que a cessão do prédio é feita para uso somente à noite.

“A emenda do deputado Betão chegou no momento em que a unidade vinha já lutando para melhorar o modo como alunos, professores e a comunidade permanecem dentro da unidade acadêmica da UEMG Barbacena. Agora teremos toda estrutura melhor para desenvolvermos e fomentarmos os estudos, a pesquisa e a extensão também junto à comunidade”, comemora animada.

Betão, que conhece bem o campus da UEMG Barbacena e que fomenta projetos ligados à ciência e pesquisa, acredita que esse recurso mudará a realidade de toda a cidade.

“A escolha da diretora Rita foi muito feliz, porque ao investir na ampliação do espaço, ela desenvolveu toda uma infraestrutura que poderá melhorar o acesso à educação e fomentar a pesquisa na cidade. Uma ideia simples, bem executada, onde todos saem ganhando”, afirma Betão que tem feito um levantamento sobre o atual estado das escolas e universidades em Minas e destinado recursos para a educação.

Quem também agradeceu a destinação do recurso foi o integrante do Partido dos Trabalhadores, em Barbacena, e defensor da educação, César Belloti. “Os investimentos que o deputado estadual Betão tem feito para a educação ajudam não só o setor, mas todos os setores da cidade. Investir em pesquisa, no ensino superior e na educação como um todo é investir no desenvolvimento de todo o município”, resume.

Apesar de ser obrigação do Estado garantir um orçamento público destinado à educação, entendemos que agora, mais do que nunca, é necessário utilizar dos recursos provenientes das emendas parlamentares para assegurar melhorias aos municípios mineiros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.