Você está visualizando atualmente Deputado Betão, Patrus Ananias e Pedro Patruz, vistam Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora e discutem importância da agroecologia e a agricultura familiar

Deputado Betão, Patrus Ananias e Pedro Patruz, vistam Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora e discutem importância da agroecologia e a agricultura familiar

Fechado durante a pandemia, local é referencia mundial pelas espécies e recebe, anualmente, mais de 50 mil visitantes; preservação do espaço foi um dos temas tratados pelos parlamentares

O deputado Betão estadual (PT), o federal Patrus Ananias (PT) e o Vereador de Belo Horizonte, Pedro Patruz (PT) visitaram hoje o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora e falaram do papel fundamental do espaço como incentivador da agricultura familiar e agroecologia na Zona da Mata.

A visita foi guiada pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gustavo Soldati, que situou os parlamentares sobre projetos de ponta ligados ao Jardim Botânico, e o papel fundamental do local no apoio à agricultura familiar.

“O Jardim Botânico da UFJF é o único do Brasil a fazer a defesa da agroecologia e da agricultura familiar. Aqui nós temos uma câmara fria que servirá como um grande banco de sementes crioulas, que vai garantir que o agricultor e a agricultora familiar possam ter mais tranquilidade para plantar anualmente”, explica.

O deputado federal Patrus Ananias, que recentemente destinou emenda parlamentar ao Jardim Botânico, e que junto ao mandato do deputado estadual Betão vem fortalecendo a agricultura familiar e a agroecologia, explica que a visita reforça o entendimento da importância do local e amplia defesa e resistência pelo setor.

“O desmonte do Estado brasileiro está em quase tudo. A questão ambiental é um exemplo claro desse projeto e por isso, nós temos que discutir a Amazônia, a Mata Atlântica, mas também a preservação das nascentes e matas das cidades e espaços como o Jardim Botânico de Juiz de Fora”, relata.

Betão, que é geógrafo, lembrou a importância do espaço para a cidade e para o setor. Ele, que também integra o Polo Agroecológico da Zona da Mata e a Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, ressaltou que a riqueza do Jardim Botânico deve ser preservada e divulgada. “É um ponto de apoio para estudo da diversidade botânica, do desenvolvimento e preservação da flora e da fauna e tem sido um incentivo à agricultura familiar da região, que é fundamental para a Zona da Mata, explica lembrando que o mandato tem fomentado a pesquisa e a agricultura familiar por meio de emendas.

Acesse: https://nalutacombetao.com.br/emendas/

Pela manhã,  Patruz se encontrou com a prefeita Margarida Salomão (PT), para tratar de projetos e futuras parcerias com o município. Além de encontros com lideranças políticas e comunitárias da cidade, a agenda do deputado incluiu ainda uma visita ao centenário Museu Mariano Procópio. 

Vale reforçar que durante as agendas e encontros programados, todos os protocolos e medidas de proteção básicas foram adotados, como o uso de máscaras e o distanciamento adequado entre as pessoas participantes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.