Você está visualizando atualmente Betão destina recurso para a aquisição de veículo que permitirá jovens frequentarem o Viaduto das Artes, na região do Barreiro em Belo Horizonte

Betão destina recurso para a aquisição de veículo que permitirá jovens frequentarem o Viaduto das Artes, na região do Barreiro em Belo Horizonte

Um lugar que antes era marcado pela vulnerabilidade social, hoje o chamado Viaduto das Artes, no Barreiro, em Belo Horizonte, vai ganhar, em breve, uma van com 15 lugares, destinada pelo deputado estadual Betão (PT) para movimentar e melhorar o acesso à cultura e arte na região. O veículo que será adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 174 mil é uma demanda antiga dos gestores do local.

Anos atrás, o Viaduto das Artes, localizado sob o Viaduto Engenheiro Andrade Pinto, na região, ganhou um olhar especial do artista plástico e escultor mineiro Leandro Gabriel. Hoje, o espaço reinaugurado e revitalizado em 2014, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, respira arte por meio da galeria de nada mais nada menos que 260 metros quadrados, espaço que conta também com uma biblioteca, um jardim de escultura e até um ateliê de arte.

No local, também são desenvolvidas várias atividades ligadas às artes como exposições, oficinas de artes plásticas, contação de histórias, piquenique literário, exibição de filmes, entre outras atividades.

Leandro relata que a aquisição do veículo vai tornar o acesso ao local mais democrático, fácil e independente.

“A aquisição da van proporcionará a participação das crianças e adolescentes de forma mais ativa e permite ainda as visitações das exposições de arte, das oficinas de arte, das palestras, dos cursos e dos eventos musicais, educacionais, esportivos, artísticos e culturais que acontecem no Viaduto das Artes. Hoje nós dependemos de apoio de empresas de transporte, o que muitas vezes são desmarcados de última hora, dificultando o acesso às atividades ofertadas”, detalha.

Um dos idealizadores da emenda, o ex-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores e morador na região, Léo Cruz, conta que a destinação do veículo tem forte caráter social.

“O Viaduto das Artes era um espaço que estava abandonado e hoje é gerador de Cultura, de interação com a comunidade e tem importante papel social para a região. Esse veículo vai, com certeza, somar esforços à uma proposta que já agrega muito a região”, reforça.

Viaduto das Artes como espaço de incentivo e fomento à Cultura local

O Viaduto das Artes é um espaço, com cerca de mil metros quadrados, cuja proposta é favorecer a aproximação do público com o universo artístico, social e cultural. As atividades multidisciplinares oferecidas pelo local, tem, sobretudo, um caráter social marcante.

“Nosso mandato fica muito feliz em poder, com a destinação de uma emenda, fomentar a cultura, a arte e proporcionar a crianças e adolescentes que participem das atividades ofertadas pelo Viaduto das Artes. São jovens, merecem o nosso apoio para participarem das atividades artísticas culturais que acontecem na sede da instituição. É só o começo, que em breve possamos viabilizar mais melhorias”, afirma Betão.

Apesar de ser obrigação do Estado garantir um orçamento público destinado à Cultura, entendemos que agora, mais do que nunca e por estarmos diante de governos que permitem o incêndio de locais como a Cinemateca, é necessário utilizar os recursos provenientes das emendas parlamentares para assegurar melhorias aos municípios mineiros.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.